segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sonia Jorge é eleita para o Conselho de Administração Nacional

A indicação da Sonia Jorge como candidata a candidata ao Conselho de Administração Nacional-CAN marcou o início de um novo tempo para a nossa Região.
Foi uma escolha unânime pela sua competência, visão, entendimento, seriedade e dedicação aos ideais do Movimento, pelo seu amor aos Lobinhos e pela sua colaboração para a formação dos adultos.
Na Assembléia de Santos foram eleitos os Delegados Regionais à Assembléia Nacional e todos juntos firmaram o compromisso de irem para Brasília e lá irmanados defenderem não um escotismo regional, mas, sim, o Escotismo Brasileiro.
A comitiva paulista somou 24 pessoas, delegados titulares (19), suplentes e associados, todos coordenados pelo Mestre Renato Silva auxiliado pela jovem Patrícia Diniz.
A Delegação levou para Brasília uma proposta de sentar com cada candidato para conhecê-lo, ouvir suas propostas e então, somente, decidirmos com os quais nos alinharíamos por coincidência de propostas para a renovação do Escotismo Brasileiro, independente de Região e sem  troca de votos.
A proposta e o compromisso para a renovação e revitalização do Escotismo Brasileiro seriam a nosso Norte.
E assim escoteiramente e honradamente procedemos entrevistando os candidatos das demais Regiões para traçarmos o perfil de identificação de cada um com o nosso objetivo maior.
Nos abraçamos, nos beijamos e juntos choramos pela nossa Promessa e Honra.
E fomos de cabeça erguida e olhos vermelhos para a Assembléia.
E durante a “noite festiva” recebemos a notícia - a nossa candidata Sonia Jorge foi eleita com todos os nossos votos e com votos de escotistas de outras Regiões que reconhecem o seu propósito e trabalho.
Foi um delírio, acredito que poucas vezes em uma Assembléia Nacional a eleição de um Conselheiro gerou tanta alegria e lágrimas em uma Delegação.
Mas tudo isso se deve ao entendimento e visão renovadora do nosso Diretor-Presidente Ch. Carlinhos Battisti, que entende que o Escotismo não tem fronteiras, cor e credo, somos todos irmãos sob o manto azul de Deus.
Esta mensagem é mais que uma notícia, é o reconhecimento dos valores do nosso Ch. Carlinhos Battisti, da nossa Conselheira Sonia Jorge, do Ch. Renato Siva, da gloriosa Patrícia Diniz e uma declaração de minha admiração e amor pela Sonia.

SAPS!
Livio Jorge

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sonia Jorge recebe medalha Tiradentes

Caros,
Ontem tive oportunidade e o prazer de ver e participar da cerimônia de
entrega da "Medalha Tiradentes" a minha querida Akelá, Chefe e Assessora Pessoal SONIA JORGE.
 A Medalha Tiradentes, instituída em homenagem ao mártir da Independência,é concedida a sócios do Movimento Escoteiro, Regiões Escoteiras ou Unidades Locais, por atos que demonstrem ações de caráter excepcional e devotamento ao dever, nobreza de caráter e de sentimentos, elevado espírito escoteiro  ou relevantes serviços à causa escoteira.
Tenho muito orgulho da minha CHEFE!
Parabéns Chefe Sonia!
De seu orgulhoso assistente,
Sergio

"So, nós te amamos demais! Muito obrigado por ser a nossa querida Akela de sempre! Apesar de toda a sua correria, atividades pessoais, família, livros, Região, Workshops, Cursos, você ainda consegue nos dar a honra de estar junto com as crianças aos sábados!

Meus parabéns e que Deus continue te abençoando!

Muito Obrigado por ser a Nossa Akela!"

Beijos,
Guilherme Koga

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MÚLTIPLOS OLHARES, UMA MESMA VISÃO


A União dos Escoteiros do Brasil é uma instituição que respeita a diversidade humana e a valoriza, por entender que ela traz enriquecimento aos trabalhos, aos pensamentos e às decisões.

Esta posição se alinha com as visões mais atualizadas e com as expectativas da sociedade contemporânea.

Olhando para os Grupos Escoteiros podemos notar que nosso contingente mostra uma participação equilibrada de homens e mulheres.

Por isso, nada mais natural que em todas as instâncias da instituição também exista esse natural e saudável equilíbrio.

No entanto constata-se que os postos diretivos e decisórios da UEB têm sido ocupados desde sempre por homens, com raras exceções.

Dessa constatação, um questionamento se impõe: como a sociedade atual vê uma instituição em que as mulheres participam ativamente das bases, mas não ocupam cadeiras nos órgãos diretivos?

Uma instituição mostra o que é pelo que pratica, não basta o que anuncia.

Um olhar feminino promoverá bons resultados em nossas questões. Nós, mulheres, somos partícipes e não apenas coadjuvantes.

sábado, 23 de abril de 2011

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Escotismo : Educação para a Vida


Atualmente, quase todos concordam que a educação deve preparar para a vida. Algumas instituições educacionais realmente cumprem essa missão, mas nem todas conseguem transformar a teoria em prática.
O Método Escoteiro é uma excelente maneira de tornar esse projeto uma realidade. A convivência respeitosa e fraterna que proporciona é lição cotidiana de justiça e de solidariedade, é um espaço natural para a participação democrática, é uma maneira simples e ao mesmo tempo profunda de ensinar a assumir compromissos, responsabilidades para com os deveres e ao mesmo tempo um estímulo à luta pelos direitos.
É evidente que esses conceitos devem estar presentes nas palavras e nas ações de todos os integrantes da instituição que coloca esse método em prática. Se formar bons cidadãos é o que pretendemos, é preciso assim proceder para poder ensinar.
Educar para a vida é nosso objetivo. Olhar para o futuro, mas com base nos princípios de sempre.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Falando um pouco de Sonia Jorge



É realmente difícil falar sobre Sonia Jorge uma pessoa que amo, respeito, admiro e convivo desde junho de 1969.
Conhecemo-nos nos corredores da faculdade lá na cidade de Bauru, vivemos aventuras na época roxa da revolução, promovemos grandes eventos na nossa faculdade, casamos, mudamos com cara e coragem para a cidade de São Paulo no começo de 1973, tivemos, criamos e educamos três filhos nos princípios do escotismo, temos um netinho de 3 anos e esperamos para outubro uma netinha.
A Sonia tem uma personalidade forte, é participativa, equilibrada, pró-ativa, muito criativa, amiga, colaboradora, crítica, clara na construção de suas idéias e, acima de tudo, honesta e coerente com suas propostas e ações.
A Sonia tem uma vocação natural, quase que genética, de alinhamento e condução de idéias, o que explica sua agilidade e sua capacidade de síntese.
Sua visão é ampla, entende que o “escotismo é universal”, não se prende a pequinês dos limites geográficos.
Avançaremos quando todos nós crescermos.
Livio Jorge

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Meus irmãos de ideal

Meus irmãos de ideal
Apoiar Sonia Jorge como conselheira nacional é uma tarefa fácil de ser feita.
Sonia Jorge é uma escotista destacada que por vários anos tem trabalhado na formação de novos adultos, sem nunca deixar de lado o contato com os jovens.
Sim, meus irmãos de ideal, Sonia Jorge se rejuvenesce a cada Grande Uivo e a cada curso no qual ela troca experiências com os novos escotistas que abraçam os nossos ideais.
Por isso, sem embaraço eu acredito que Sonia Jorge seja uma lufada de ar fresco e rejuvenescedor no Conselho Nacional.
Portanto, meus irmãos de ideal, eu digo que apoiá-la é dar suporte ao Escotismo não só de São Paulo mas de todo o Brasil.
Sempre Alerta Para Servir!
Carlos Alberto Guimarães  Battisti
Diretor Presidente - Escoteiros do Brasil
Região SP

Escotismo,muitos olhares,uma mesma visão

Vivemos um momento em que o Escotismo no Brasil reformula o seu Programa para tornar-se atraente e útil para a juventude de nossa época e, ao mesmo tempo, revalorizar seus princípios, método e tradições, com o objetivo principal de colocar nosso Movimento em seu merecido lugar na sociedade, cumprindo o papel a que se propõe.
Atuar em escolas públicas e particulares por 33 anos e em um Grupo Escoteiro por 26 anos possibilitou-me acompanhar crianças e jovens em sua evolução pessoal e em sua relação com a família, com as comunidades próximas e com as tendências de uma sociedade em constante mudança. Tal experiência mostrou-me o que é necessário e importante para quem atua onde o Escotismo verdadeiramente acontece: nas Alcatéias, Tropas e Clãs.
Acredito viver os valores do Escotismo e possuir conhecimento, atitude, consciência, energia, visão, idéias e postura ética, qualidades que compõem o perfil exigido de um membro do Conselho de Administração Nacional.
Por isso apresento-lhes a minha disposição em contribuir ativa e positivamente, oferecendo ao CAN uma visão realística e inovadora, com sensibilidade e garra femininas.
Se você também acredita nisso, conto com seu apoio.
Sempre Alerta! SONIA JORGE